sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Sustentabilidade na prática


Pela primeira vez  chegamos numa fazenda aonde o intuito do casal idealizador é a auto-suficiência. A fazenda é bem pequena cerca de 2ha. Estão no local há três anos, vivendo sem conexão de água e eletricidade. Toda água utilizada no campo provém da captação da água da chuva ( que no  Norte de Wales é garantido água o ano todo), e seguem o calendário biodinâmico que quase dispensa a irrigação, apenas em épocas de seca e plantas transplantadas e brotos.



Lá se notava uma preocupação com o que era orgânico, 85% dos produtos que eram comprados eram orgânicos e a maioria incentivando o pessoal local. Um verdadeiro privilégio poder comer todas essas delícias, acho que foi a primeira fazenda que realmente íamos colher nossas refeições, e assim basear nosso cardápio, felizmente chegamos na temporada dos morango! Comemos no café da manhã, com panquecas, com molho de chocolate, e depois da nossa colheita 14kg de morango passamos a noite fazendo geléias! Foi uma delícia.



A fazenda produz vegetais , flores e frutos que são vendidos para os mercados orgânicos da região e de uma maneira que me chocou e que é super comum aqui na Inglaterra o  "garage sale" literalmente uma mesinha que ela coloca seus produtos na beira da estrada com a tabela de preços e deixa uma latinha para as pessoas colocarem o dinheiro... Ou seja a pessoa que vem pela estrada, para vê o que quer, faz as contas e paga, Emma garante que dessa maneira além de mais prática, pois você não precisa ficar ali vendendo sua mercadoria, e também mais lucrativa, porque normalmente quando as pessoas não têm trocado elas pagam o valor cheio. Ao longo da mesma estrada tem outras vendinhas dessas, tem de mudas, de ovos, várias mesinhas, suas mercadorias e as latinhas ( eu não teria dúvidas que no Brasil, passaria algum malandro de bike só esvaziando as latinhas)


O casal bastante determinado e trabalhador começava a jornada bem cedo, às vezes antes das 6, soltando as galinhas, alimentando os porcos.  Mais um ponto interessante, há 1 ano eles passaram a criar porcos que os ajudariam a cavar e comer as batatas do ano anterior, e serviriam de alimentos no inverno quando a produção de alimentos não é suficiente para alimentá-los então tomaram essa decisão e deixaram de ser vegetarianos (estilo adotado há 25 anos, o que foi um choque para os três filhos que passaram a vida ouvindo deles as vantagens de ser vegetarianos).  Passavam o dia nas diversas atividades da fazenda, plantar, colher, regar, consertar, cortar o capim, fazer o feno, tirar as ervas, muitas vezes nem se lembravam da hora do almoço, e  ficavam no campo até anoitecer(o que no pico do verão ocorre entre 21 e22). 


Como se não bastasse isso Dave trabalha cuidando de pessoas especiais e fazendo jardins, e Emma toca um projeto lindo de jardim comunitário ( que tivemos o privilégio de participar), dá aulas e faz mestrado. Eu achava que fazia muitas coisas até conhecer ela.Super engajada também na cidadezinha de Llanidloes, organiza jardins comunitários e alotments ( para as famílias que não tem área para plantar em casa! )
e prendadíssima, faz todos os tipos de preserves ( conservas) ( picles, geleias, compotas, cordiais e sucos concentrados) além de produzirem cervejas, vinhos e champanhes, durante nossa estadia fizemos a champanhe de Elder flower, está nas receitas aqui no blog, e simplesmente divinooo!

A fazenda ficava próxima ao parque nacional ( uma antiga plantação de pinos que desistiram ou proibiram de cortar e fizemos uma trilha a nascente do rio Severn o maior da Inglaterra
Muito lindo o passeio foram 11 km cheios de cachoeiras e lindas paisagens, com direito a banho de lago, e vista ao mar e Normandia.

Foi sem dúvida uma das fazendas aonde presenciamos a maior dedicação e trabalho dos proprietários. Dava gosto de ajudar pois o prazer de ajudar a realizar um sonho traz uma satisfação imensa... Quando chegamos eles estavam 6 semanas atrasados, e conseguimos deixá-los no Prazo!  Maravilhoso poder ajudar pessoas que estão numa busca tão real de auto suficiência. Que vivem seus valores, e apesar de tão determinados vimos que o sonho de se viver da terra ainda está longe... eles planejam que o retorno dos investimentos e todo trabalho deve ser em 10 anos. Atualmente eles precisam de trabalhos fora, para manter e comprar as coisas da fazenda que só tem gastos! 






















Nenhum comentário:

Postar um comentário