terça-feira, 7 de julho de 2015

Algumas questões existenciais

Durante a nossa viagem, sabíamos que passaríamos por fazendas distintas, acompanharíamos o desenvolvimento de comunidades, encontraríamos novas técnicas e novas plantas, mas descobrimos que também estaríamos nos envolvendo com o sonho das pessoas e de um modo bem íntimo.

Cada pessoa tem seu sonho, seja ele material, espiritual ou sentimental, mas de um certo modo, quando se entra na vida de uma pessoa pelo fato de entrar na casa e na lida diária com o trabalho dessa pessoa, acabamos por estar dentro do sonho dessa pessoa também, pois cada fazenda é um sonho especial que cada pessoa está construindo um pouco todos os dias.

Ao observar esse sonho, aprendemos mais ainda sobre essa pessoa e a relação íntima que ela tem com a fazenda e que cada dia é uma conquista desse sonho, cada dia ele está mais próximo de se concretizar. Claro e todos sabemos que o sonho de ter uma fazenda não é completo por si só, pois cabe deixar essa fazenda do jeito que foi idealizada nesse sonho e é nessa fase que entramos.

São sonhos lindos, de comunidades auto-suficientes, com escola própria e casas confortáveis, sonhos que passaram de uma geração para outra e cada dia ficam mais fortes, sonhos de auto-suficiência não só da fazenda, mas de todo mundo, de uma economia livre onde tudo é de todos e sonhos que demoraram vinte anos para serem concretizados e ainda vão demorar mais alguns para serem completos.

Nessa maravilhosa interação com o sonhos das pessoas que conhecemos, passamos a criar um sonho que também é nosso e que para tomar a forma de um sonho "real" passa por algumas questões existenciais.

O que eu considero importante, segundo meus valores, que vão guiar a escolha do local da nossa fazenda? será uma comunidade? nova ou já existente? como é viver e tomar decisões em comunidade? Quais as plantas que são indispensáveis na minha fazenda? O clima ideal para todas essas plantas juntas existe em algum lugar do mundo? Elas crescem abertamente ou precisa ser em estufa? Rio? Mar? Cachoeira? Os três juntos existem e ainda assim é em um lugar agricultável? Calendário biodinâmico? Permacultura? Berries ou bananas? Perto de uma cidade ou isolado? Compost toilet dentro da casa ou fora? Enfim, essas e muitas questões estão começando a aparecer para a gente e aos poucos algumas vão sendo respondidas, como a criação de uma lista de plantas que cada um considera imprescindível ter na fazenda.

É como abrir um novo livro onde algumas páginas tem letras, palavras e frases, algumas são em branco, outras tem tracejado para completar com a palavra que achamos certa e muitas são para colorir.

Cada dia um novo aprendizado e mais um somatório de coisas para agregar no sonho que se forma enquanto vivemos nosso dia-a-dia.


4 comentários:

  1. Viva os sonhos!
    Viva!
    Viva!
    Vida!

    ResponderExcluir
  2. lindo saber contemplar os sonhos e enxergar os sonhos daqueles que sonham!

    ResponderExcluir
  3. VIVAAAAAAAAAAAA!!! Amigo lindo que saudades de vc!!! Hoje acordei ouvindo vai desabar água!!!!

    ResponderExcluir